Obesidade

Tratamento da obesidade: conheça cada uma das etapas

O tratamento da obesidade depende de vários fatores. Por exemplo: o grau da doença e a presença ou não de patologias relacionadas (comorbidades).

Deve-se levar em conta que a obesidade é uma doença multifatorial, ou seja, possui várias causas. Então o tratamento busca controlar esses diferentes fatores.

Não é um processo fácil e, em hipótese alguma, o tratamento deve ser iniciado sem a avaliação e orientação de um profissional de saúde especializado.

O tratamento visa garantir mais do que a perda de peso. Concomitantemente é necessário a mudança dos hábitos para que a pessoa retorne à condição de saúde ideal.

Hábitos como o controle de peso frequente e a prática de atividade e exercícios físicos ajudam a prevenir essa doença que afeta 1 a cada 5 brasileiros.

Na maioria das vezes, o diagnóstico é feito levando em conta o IMC – Índice de Massa Corporal. Esse índice é calculado através da divisão do peso pela altura ao quadrado.

Depois do diagnóstico, tem início o tratamento, que pode passar por diversas etapas. Vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas.

Como é o tratamento da obesidade

Tratamento inicial

O tratamento inicial começa logo após o diagnóstico, sob a orientação de um profissional da saúde especializado ou uma equipe multidisciplinar.

Reeducação alimentar

É necessário distinguir a dieta da reeducação alimentar: apesar de ambas terem como objetivo a redução do acúmulo de gordura, a primeira tem um prazo de validade determinado, a segunda visa o processo de (re)aprendizado para se alimentar melhor ao longo de toda a vida.

Geralmente vendidas como “milagrosas”, as dietas da moda podem causar danos ao organismo, além de nem sempre serem realmente eficazes.

O processo de reeducação alimentar é trabalhoso, mas garante melhores resultados.

A relação com a comida é permeada por alguns fatores de risco para muitas pessoas que sofrem com a obesidade. Para aliviar a ansiedade, o estresse ou até mesmo a depressão, muitas pessoas podem se alimentar em excesso ou de maneira errada.

O processo de reeducação alimentar realiza o diagnóstico desses gatilhos e tenta criar uma percepção de como contorná-los.

Consiste no aprendizado de quais alimentos fazem bem para o corpo e quais devem ser evitados. Nada de restrição de nutrientes, privação de comida ou coisas do tipo. A chave é o equilíbrio.

Uso de medicamentos

O tratamento da obesidade com o uso de medicamentos só é realizado quando a pessoa atende alguns critérios específicos, como:

a dificuldade de redução de peso, mesmo com a mudança de hábitos;
necessidade de tratamento de comportamentos alimentares;
presença de doenças associadas que dificultam a perda de peso.

Obviamente, o uso de medicamentos deverá sempre ser prescrito por um profissional da saúde especializado.

Tratamento cirúrgico

A Cirurgia Bariátrica e Metabólica é indicada quando o paciente apresenta falha ao tratamento clínico após dois anos com acompanhamento profissional.

Em indivíduos com IMC acima de 40 kg/m² (obesidade grave) com ou sem doenças associadas e IMC entre 35 e 40 kg/m² (obesidade grau II) com doenças associadas.

Pacientes com IMC entre 30 e 35 kg/m² (obesidade grau I) que tenham sido diagnosticados com diabetes e apresentaram grande dificuldade de controlá-la também podem realizar a cirurgia bariátrica.

ebook o guia completo do imc - tratamento da obesidade (clique para baixar)

Existem diferentes técnicas de cirurgia bariátrica indicadas de acordo com a individualidade de cada paciente.

Para concluir: por ser uma doença multifatorial, o tratamento da obesidade é multidisciplinar. A cirurgia é indicada após a falha ao tratamento clínico de acordo com o grau de obesidade e as comorbidades, com indicação precisa e individualizada.