Cirurgia Bariátrica

Cirurgia Bariátrica Videolaparoscópica: conheça o procedimento

A cirurgia bariátrica pode ser realizada por laparotomia (aberta / convencional) ou por videolaparoscopia. Essa última se caracteriza por ser uma cirurgia menos invasiva e que oferece a recuperação mais rápida para o paciente.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), em 2010, 35% das cirurgias desse tipo realizadas no Brasil foram feitas via laparoscópica. E esse número vem aumentando a cada ano.

Para ajudar você a entender um pouco mais sobre a Cirurgia Bariátrica Videolaparoscópica, nós preparamos esse conteúdo explicando como ele funciona, quais suas vantagens e para quem ele é indicado. Confira!

O que é a Cirurgia Bariátrica Videolaparoscópica?

A cirurgia bariátrica videolaparoscópica é um procedimento minimamente invasivo, não existindo a necessidade de grandes cortes no paciente.

Ela é realizada utilizando um aparelho chamado laparoscópio. Nele, existe uma microcâmera, que é inserida dentro do paciente e permite ao médico visualizar todas as suas ações.

As imagens da câmera são transmitidas para uma televisão ou um um monitor cirúrgico.

O processo da cirurgia é simples. São feitos pequenos furos de 0,5 a 1,2 cm, cada um, para a introdução dos instrumentos cirúrgicos. São necessários objetos para realizar o corte, pinças, além de uma fonte de luz para observar o interior do organismo.

As cicatrizes geralmente são bem pequenas, medindo menos de 3 cm. Por isso a recuperação da cirurgia bariátrica por videolaparoscopia é mais rápida.

Após a cirurgia, o paciente geralmente fica internado por 2 dias.

Em procedimentos convencionais, no caso as cirurgias abertas, o cirurgião chega a realizar um corte de 10 a 20 cm e o pós-operatório é mais demorado.

E lembrando que  os cuidados pós-operatórios com alimentação continuam os mesmos. Se você quiser entender mais sobre como é feita, acesse o nosso texto: Alimentação após cirurgia bariátrica: saiba quais alimentos consumir.

Quais as suas vantagens?

A maior vantagem da cirurgia bariátrica videolaparoscópica é a recuperação mais rápida no pós-operatório, como dito anteriormente. O tempo de internação é menor e o paciente pode voltar às suas atividades normais, em média, dentro de 10 dias.

Além disso, as feridas são menores e mais fáceis de cuidar, e as cicatrizes não ficam muito aparentes.

O risco de infecções, complicações pulmonares e hérnias também são reduzidas com esse tipo de cirurgia. E o tempo cirúrgico também costuma ser mais rápido.

Para quem a cirurgia é recomendada?

A cirurgia por videolaparoscopia possui as mesmas recomendações da cirurgia convencional.

É indicada para paciente que apresentam IMC acima de 40 kg/m² (obesidade grave) com ou sem doenças associadas e IMC entre 35 e 40 kg/m² (obesidade grau II) com doenças associadas.

Pacientes com IMC entre 30 e 35 kg/m² (obesidade grau I), que tenham sido diagnosticados com diabetes de difícil controle, também podem ser submetidos a cirurgia bariátrica.

Para calcular o seu IMC, clique aqui.

Em ambos os casos é necessário que tenha ocorrido falhas no tratamento clínico após dois anos com acompanhamento médico profissional.

Mas lembre-se! É o cirurgião que poderá indicar a melhor técnica de cirurgia bariátrica de acordo com a individualidade de cada paciente.

O uso da videolaparoscopia cresce a cada dia mais no país. Ela é utilizada para exames e intervenções cirúrgicas, em diversas partes do corpo, inclusive para a realização da bariátrica.

Esteja sempre em dia com sua saúde. Converse com seu médico.

Para outras questões, baixe o nosso ebook As 20 principais dúvidas sobre cirurgia bariátrica.