Cirurgia Bariátrica

Atividades físicas pós cirurgia: como, quando e o que fazer?

Uma das principais questões para pacientes obesos que se submeteram a cirurgia bariátrica é: quais atividades físicas pós cirurgia podem ser feitas e quando começar?

A cirurgia bariátrica é um procedimento que só pode ser realizado após a falha no tratamento clínico. Neste tratamento, o paciente deve seguir uma série de mudanças prescritas pela equipe multidisciplinar.

No caso de falha do tratamento clínico realizado por, no mínimo, 2 anos, o paciente pode se submeter à cirurgia bariátrica.

Além disso, o paciente deve possuir características específicas, como por exemplo:

ter IMC acima de 40 kg/m² (obesidade grave ou grau III) com ou sem comorbidades ou;

ter IMC entre 35 e 40 kg/m² (obesidade grau II) com comorbidades ou;

ter IMC entre 30 e 35 kg/m² (obesidade grau I) com dificuldades de controle do diabetes.

Os principais benefícios da cirurgia advém da perda de peso. Com isso, o paciente tem o aumento da longevidade e também a melhora da qualidade de vida.

Como a obesidade pode se associar com outras doenças (as chamadas comorbidades), a cirurgia bariátrica ajuda no tratamento destas. Ela é, inclusive, indicada para pacientes com obesidade I que estejam com dificuldades de controlar o diabetes.

Com um quadro de obesidade associada às doenças, o risco da cirurgia bariátrica pode aumentar. Para evitar o agravamento dessas doenças, é necessário um acompanhamento minucioso da equipe multidisciplinar. A prática de atividades físicas no pré cirúrgico pode reduzir o risco de complicações cirúrgicas.

Nesse artigo vamos elucidar:

Atividades físicas pós cirurgia que podem ser realizadas;

Benefícios das atividades físicas pós cirurgia;

Contraindicações e recomendações das atividades.

Atividades físicas pós cirurgia

Quando é possível retornar às atividades físicas após a cirurgia? Quais atividades podem ser realizadas? A atividade física pós cirurgia diminui as chances de aumentar o peso? Quais recomendações devo seguir na realização desses exercícios?

Essas são algumas das questões que podem surgir após o procedimento cirúrgico. Cada caso deve ser avaliado individualmente. Para voltar à rotina normalmente (incluindo a prática de atividades físicas) é necessário conversar com o seu médico.

Assim como no tratamento e prevenção da obesidade, a realização de exercícios físicos deverá ser acompanhada por um profissional de Educação Física, quando possível.

A realização de atividades físicas antes do procedimento cirúrgico também é uma boa prática. Ela traz diversos benefícios, como por exemplo:

melhoria da aptidão cardiorrespiratória;

facilidade na cicatrização;

favorecimento da recuperação pós-operatória;

redução do risco de complicações cirúrgicas.

No entanto, é necessário o acompanhamento da equipe multidisciplinar especializada. Algumas doenças associadas à obesidade podem exigir um acompanhamento mais próximo. Doenças cardiovasculares e osteoartrite, por exemplo, não contraindicam a prática de exercícios, mas acabam restringindo a modalidade.

atividades físicas pós cirurgia 2

Já as atividades físicas pós cirurgia recomendadas incluem práticas que não sejam de alto impacto e intensidade.  Independente da modalidade, na escolha da prática de exercícios físicos é recomendável priorizar aqueles onde haja melhor adaptação. Isso ajuda no aproveitamento do exercício e na mudança na sua rotina.

Lembre-se de descansar e evitar ultrapassar os seus limites. No caso de dor, o indicado é diminuir os exercícios, mas não deixar de fazê-los.

Confira algumas das modalidades recomendadas.

Hidroginástica

A hidroginástica é uma atividade física recomendada principalmente para quem possui problemas articulares e de coluna. É um exercício mais seguro do que modalidades de alto impacto, como por exemplo a corrida. Isso acontece porque a água atenua o impacto das reações articulares. Além disso, a água ajuda a melhorar a eficiência da prática.

Ela pode ser praticada tanto por quem já teve aulas de natação, quanto por quem não sabe nadar. Além de melhorar o condicionamento físico e cardiorrespiratório, a hidroginástica auxilia no fortalecimento da musculatura.

Caminhada

A caminhada é uma atividade física que pode ser realizada tanto no pré, quanto no pós operatório. Além disso, é uma ótima maneira de prevenção da obesidade.

Ela é extremamente recomendada por cardiologistas por ser uma atividade que ajuda a manter a saúde do coração e da mente. Um dos benefícios dessa prática é na manutenção do peso de quem realizou a cirurgia. Auxilia no fortalecimento e relaxamento da musculatura, além de promover a flexibilidade corporal.

É importante tomar alguns cuidados durante a caminhada, como por exemplo, a utilização de um vestuário leve e confortável e o consumo de água durante a prática.

Musculação leve

Essa atividade auxilia no fortalecimento da musculatura. Com isso, ajuda a proteger as articulações, diminuindo a chance de lesões. Essa atividade também é importante, já que promove o aumento metabólico em repouso. Isso é extremamente importante para a manutenção e perda de peso após a cirurgia.

De todas as atividades, a musculação é a que exige maior supervisão. Como é totalmente focada na realização sistêmica e coordenada de movimentos, ela deve ser orientada para evitar problemas na musculatura e postura corporal.

Benefícios das atividades físicas pós cirurgia

Como dito anteriormente, um dos principais benefícios da cirurgia bariátrica advém da redução do peso, visto que esse é um dos quadros de diagnóstico da obesidade. Após a realização do procedimento cirúrgico, o paciente começa a perder peso já nos primeiros meses.

No entanto, além de reduzir a gordura, o paciente também perde parte da massa muscular. Esta é extremamente essencial para vários processos importantes para a saúde, tais como:

a manutenção da boa postura corporal;

aumento da taxa metabólica basal;

regulação do sistema imunológico.

Um dos principais benefícios das atividades físicas pós cirurgia é a manutenção e melhora da composição corporal. Assim há um equilíbrio saudável entre a gordura e a massa muscular. Para que isso aconteça modalidades de exercícios que envolvam o treinamento de força, como por exemplo a musculação, são essenciais.

Outro benefício da prática de exercícios físicos é a manutenção da estabilidade do peso, fazendo com que o paciente não volte a engordar. Porém, para garantir que a realização dessas atividades traga benefícios e não danos à saúde, o paciente deve seguir as recomendações.

Para que o paciente não engorde novamente, é necessário que também altere os seus hábitos alimentares. O processo de reeducação alimentar envolve:

a redução de alimentos hipercalóricos,

diminuição ou interrupção do consumo de bebidas alcoólicas;

o tratamento de possíveis transtornos alimentares.

Além disso, o paciente deve realizar o acompanhamento pós cirurgia. Isso é feito com uma equipe multidisciplinar especializada, que inclui nutricionistas, psicólogos e médicos. Esse acompanhamento é vitalício, evitando que os resultados alcançados sejam perdidos.

Recomendações e contraindicações

Um dos principais cuidados a serem tomados é a observação do tempo de repouso prescrito pelo médico responsável. Diferentes métodos de cirurgia exigem diferentes períodos de repouso.

As cirurgias realizadas por videolaparoscopia geralmente favorecem o retorno ou o início da prática de atividades físicas após a cirurgia. Já as cirurgias “abertas” podem dificultar um pouco mais esse processo.

Passado esse período de repouso, é necessário avaliar a modalidade esportiva que o paciente deseja iniciar. Nessa etapa, algumas questões devem ser analisadas:

A modalidade que deseja iniciar se adapta ao peso atual do paciente?

O paciente já conseguiu recuperar parte da massa muscular perdida durante a cirurgia?

O sistema cardiorrespiratório do paciente consegue se adequar às necessidades físicas da prática?

Existem lesões que comprometam a prática da atividade física?

De acordo com a análise dessas questões, a equipe especializada estará apta a recomendar modalidades que mais se adequem às necessidades do paciente. Via de regra, no entanto, as atividades de alto impacto não são recomendadas nos primeiros meses após a realização da cirurgia.

Vale lembrar que a prática de exercícios físicos é para a vida toda! As atividades físicas pós cirurgia são essenciais para a recuperação, mas o hábito de se exercitar ajuda. E muito! O corpo necessita de movimento para o bom funcionamento. A realização contínua e sistemática de atividades físicas pode dificultar o aparecimento de doenças e garantir uma vida longa e saudável.