Com a palavra, o ortopedista Dr Samuel Lopes. Nessa entrevista, ele alerta para o excesso de peso, um dos grandes fatores que causam ou agravam dores nas costas e problemas musculares ou articulares. Não é por menos que o Dr. Samuel, referência no tratamento clínico e cirúrgico, reconhece a importância e valoriza a cirurgia bariátrica como alternativa diferenciada – considerando os critérios preestabelecidos para o tratamento – para eliminar a obesidade e todos os problemas que ela ocasiona ao aparelho osteoarticular dos pacientes com sobrepeso.

Dr. Antônio Carlos Tonelli fala sobre o excesso de peso, um dos grandes fatores que causam ou agravam dores nas costas e problemas musculares ou articulares.

➡️Dr. Samuel é um dos médicos preferidos dos atletas, quando o assunto é a recuperação dos joelhos, e vai direto ao ponto na importância da bariátrica para ajudar o paciente obeso com distúrbios osteomusculares.

Em primeiro lugar é necessário que se entenda a importante relação prejudicial da obesidade para o aparelho osteoarticular. Sabemos que o excesso de peso gera uma sobrecarga sobre todas as articulações e a coluna. E isso é fonte comum de dores dos pacientes. Portanto, tratar a obesidade implica a melhora de dores e riscos de progressão de doenças, como artrose do joelho, dos quadris, da coluna, que estão intimamente ligadas à obesidade.

➡️ Dr., além da sobrecarga sobre as articulações e a coluna, há também um processo inflamatório causado pela obesidade?

Sim. Esse é outro problema provocado pela obesidade. Por ser uma doença inflamatória haverá também uma ação inflamatória sobre os tendões, músculos e articulações. A bariátrica fornece uma alternativa eficaz de tratamento para aqueles pacientes que têm dificuldade de perder peso, minimizando de maneira significa quadros de dores e progressão de doenças osteomusculares já instaladas.

➡️ Qual a orientação para o paciente que já se submeteu à bariátrica?

O paciente submetido à cirurgia deve compreender que a bariátrica não é o fim do tratamento, e sim o início de uma mudança de vida. Que os cuidados com a saúde, com o peso, com a manutenção da atividade física e o acompanhamento médico regular e com uma equipe multidisciplinar, que englobe nutricionista e educador físico, são fundamentais para que os benefícios adquiridos após a cirurgia bariátrica sejam duradouros e progressivos com o passar do tempo. E aí lançando mão de todos os profissionais que possam auxiliar nessa recuperação.

Compartilhe com as suas amigas esta entrevista e nossos artigos do blog.

Para marcar sua consulta e avaliarmos o seu caso, clique aqui. Seja bem-vindo!