Perguntas Frequentes

Os procedimentos são iguais, mas os objetivos são diferentes. A cirurgia bariátrica é indicada para pacientes obesos perderem peso, quando outras alternativas terapêuticas não geram resultados ou quando o indivíduo tem problemas secundários somente ao ganho de peso como doenças de coluna e refluxo. No segundo caso, trata-se da melhora dos componentes da síndrome metabólica – pressão, glicemia e colesterol, independente do peso.

Também conhecida como cirurgia da obesidade, é uma técnica que consiste em reduzir o estômago, para que a pessoa fique saciada com pouco alimento, mas que, ao mesmo tempo, coma de maneira saudável e nutritiva.

É um dos procedimentos minimamente invasivos, aqueles que demandam pequenas incisões (cortes). Essa técnica permite um pós-operatório mais confortável e tranquilo, além de diminuir os riscos de infecções por exigir menor tempo de internação. Oferece redução da dor e menor tempo de recuperação.

Sim. A quimioterapia pode ser aplicada antes ou depois da cirurgia de retirada do tumor. É o médico que indica a necessidade e a melhor maneira para cada caso.

Pode, mas é raro acontecer. Isso porque, dependendo da técnica realizada, usam-se telas que dificultando o aparecimento.

Geralmente, no dia seguinte da cirurgia o paciente recebe alta e pode ir para casa. As indicações mais comuns são que os pacientes submetidos a essas cirurgias não realizem atividades que exijam esforço físico nos primeiros 15 dias. Após esse período o paciente deve retornar ao médico para avaliar as condições reais e físicas da saúde.