Convidamos a Dra Luzia Salomão, ginecologista, para uma conversa sobre saúde feminina e cirurgia bariátrica. Veja que excelente a entrevista! Os benefícios da cirurgia bariátrica para as mulheres vão muito além da estética e da redução dos conhecidos problemas causados pela obesidade. Especialista experiente, a Dra Luzia valida a importância da bariátrica para a saúde, bem-estar e para a qualidade de vida das mulheres. E diz que os ganhos são relevantes da endometriose à melhora da fertilidade.

Dra Luzia Salomão fala sobre os benefícios da cirurgia bariátrica para as mulheres.
Dra Luzia Salomão fala sobre os benefícios da cirurgia bariátrica para as mulheres.

Confira a entrevista!

➡️Dra. Luzia Salomão, a cirurgia bariátrica tem como prioridade a melhora na qualidade de vida dos pacientes. Como ela beneficia, em especial, as mulheres?

O tratamento da obesidade, com o auxílio da cirurgia bariátrica, interfere na saúde da mulher como um todo. Melhora da autoestima, reduz as comorbidades associadas, melhora da fertilidade, diminui o risco de complicações na gravidez, como pré- eclâmpsia e diabetes gestacional relacionados à obesidade, também reduz a morbidade em procedimentos cirúrgicos, a progressão da doença em pacientes com endometriose.

➡️Existe relação entre obesidade e endometriose?

Sim, existe! A obesidade aumenta a tendência a produzir o estrogênio perifericamente, aumentando assim a exposição dessas células de endometriose a esse estrogênio aumentado, podendo haver piora dos focos. O tratamento da obesidade pela cirurgia bariátrica pode auxiliar nesse caso. Além disso, uma alimentação inadequada, com alimentos que pioram o estado inflamatório relacionado à doença, podem estar relacionados à piora do quadro.

➡️Dra Luzia, a obesidade interfere na fertilidade das mulheres?

Já que a obesidade pode estar associada à oligo ovulação/anovulação, bem como a uma resposta reduzida ao tratamento de fertilidade. Como perda de peso melhora várias alterações hormonais relacionadas à síndrome dos ovários policísticos (SOP) (por exemplo, a resistência à insulina, níveis de andrógenos), reduzindo assim a anovulação e aumentando o potencial de concepção.

➡️Que bom saber! E o que a senhora recomenda à paciente pós-bariátrica?

Geralmente, nós aconselhamos as mulheres a adiarem a gravidez por 12 a 24 meses após a cirurgia bariátrica, porque nesse período elas estão perdendo mais peso ativamente. Esse atraso é feito em um esforço para otimizar a perda de peso e reduzir o efeito potencialmente adverso das deficiências nutricionais pós-cirurgia bariátrica. Como as evidências que apoiam essa abordagem são limitadas, o aconselhamento deve ser individualizado.

➡️Certo. Mas Dra Luzia Salomão, a paciente pode usar contraceptivo após realizar a cirurgia bariátrica?

A primeira consideração a se fazer é: qual tipo de cirurgia foi realizada? Existem basicamente dois tipos de cirurgias bariátricas, que são a cirurgia restritiva e a cirurgia que privilegia a má absorção de nutrientes. Se a mulher for submetida ao primeiro tipo de cirurgia, à bariátrica restritiva, a pílula anticoncepcional pode ser utilizada como método contraceptivo tranquilamente. No segundo tipo, nós devemos privilegiar outros métodos não orais, como o DIU, implante e anel vaginal.

Gostou? Neste link, oferecemos mais informações. Compartilhe com as suas amigas esta entrevista e nossos artigos do blog.

Para marcar sua consulta e avaliarmos o seu caso, clique aqui. Seja bem-vindo!