A síndrome de Dumping, também conhecido como esvaziamento gástrico rápido, é uma consequência comum em pessoas que realizaram a cirurgia bariátrica.

Essa síndrome faz com que os alimentos passem de forma rápida pelo estômago, não ocorrendo a digestão corretamente, causando certas reações no corpo quando o bolo alimentar chega no intestino.

A estimativa é de que 25% a 50% dos pacientes que passam por algum tipo de cirurgia bariátrica possuem sintomas do dumping. Mas esse problema não prejudica a vida do paciente bariátrico quando é diagnosticado e tratado rapidamente.

Quer tirar suas dúvidas sobre a síndrome de dumping? Vamos te ajudar! Fizemos um texto explicando o que é síndrome, quais os seus sintomas e tratamentos. Confira!

O que é a Síndrome de Dumping?

A síndrome de dumping é um problema que ocorre quando a ingestão de alimentos ricos em açúcar ocasiona sintomas de mal estar no paciente, como dores abdominais e sensação de desmaio.

Isso acontece pois, na cirurgia bariátrica, o processo do sistema digestivo é alterado. Assim, os alimentos passam de forma rápida pelo estômago e caem no intestino ainda com grandes quantidade de açúcar.

Como consequência, o pâncreas acaba liberando muita insulina e outros hormônios no sangue, o que provoca hipoglicemia no paciente.

Quais os principais sintomas?

Os sintomas da síndrome de dumping podem aparecer em três fases distintas. Lembrando que nem todo o paciente possui todos os sintomas ou passam por todas as fases.

Primeiro Estágio

Esses sintomas aparecem após 10 a 20 minutos após a refeição. O indivíduo pode sentir dor abdominal, náuseas, sensação de rubor em face, taquicardia, sensação de desmaio e sudorese.

Segundo estágio

São sintomas que aparecem de 20 minutos a 1 hora após a ingestão dos alimentos. O paciente pode apresentar distensão abdominal, flatulência e diarreia.

Esses sintomas ocorrem no momento em que há dificuldade do intestino para absorver os nutrientes dos alimentos ingeridos.

Terceiro Estágio

Nesse estágio, 1 a 3 horas após a refeição, o paciente podem apresentar sudorese, ansiedade, fome, tremores e fraquezas, além da dificuldade de concentração. Esses são sintomas característicos da hipoglicemia alimentar.

Como tratar a síndrome de dumping?

A síndrome de dumping deve ser tratada através de dieta e modificações nos hábitos alimentares do paciente. Mas lembre-se de que a alimentação pós-bariátrica deve ser sempre acompanhada por profissionais de saúde.

Primeiramente, a dieta pós-cirurgia bariátrica deve ser seguida à risca. Ela possui 4 fases: Dieta Líquida, Dieta Cremosa, Dieta Pastosa e Dieta Branda. Essas dietas devem ser acompanhadas por um nutricionista.

Além disso é recomendado fazer pequenas refeições durante o dia, fracionando a alimentação. Não ingerir líquidos durante a refeição, uma hora antes e uma hora depois, também pode ajudar para evitar o problema.

É necessário realizar as refeições de maneira calma, mastigando bem os alimentos e descansando os talheres, ou seja, comendo sem pressa.

Outra dica é evitar o consumo de açúcar, doces e alimentos gordurosos, pois são esses os alimentos que desencadeiam a síndrome. Observe as comidas que contém lactose, sacarose e dextrose podem agravar os sintomas. É bom evitá-los.

É recomendado o consumo de alimentos ricos em proteínas, como carne, ovo e peixe. Também pode ser adicionado na dieta fibras, como sementes e vegetais, pois eles ajudam na diminuição da absorção da glicose.

Faça um diário alimentar para observar quais alimentos podem desencadear a síndrome de dumping. Se ele for identificado, o melhor a fazer é retirá-lo da dieta.

A síndrome de dumping e a cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica é um tratamento necessário para muitos pacientes que necessitam perder peso.

Mas é importante entender que esse procedimento é uma modificação que traz mudanças para toda a vida do paciente. Após a cirurgia é necessário um acompanhamento clínico e nutricional, principalmente no período pós-cirúrgico.

A síndrome de dumping é um dos problemas mais frequentes após essa intervenção cirúrgica. Seus sintomas podem ser evitados e minimizados através da identificação precoce deste problema e a modificação alimentar do paciente.

A síndrome de dumping é uma consequência normal da cirurgia bariátrica e deve ser discutida com o paciente antes dele realizar a cirurgia.

Porém, quando o indivíduo possui um atendimento multidisciplinar, ele terá mais chances de evitar e tratar de forma rápido esse problema.

Tem mais alguma dúvida sobre a cirurgia bariátrica? Produzimos um ebook com as “20 principais dúvidas da cirurgia bariátrica”. Não deixe de baixar!