Você sofre de refluxo gastroesofágico? 10% a 20% da população sofrem e, sendo obesa, a pessoa sofre o dobro. Dr. Felipe Gazeta, um dos gastroenterologistas mais respeitados da região, afirma que a cirurgia bariátrica melhora os problemas gastroesofágicos.

Dr. Felipe Gazeta fala sobre Cirurgia Bariátrica e Refluxo Gastroesofágico
Dr. Felipe Gazeta fala sobre Cirurgia Bariátrica e Refluxo Gastroesofágico.

➡️ Doutor, por que os obesos sofrem mais com problemas gastroesofágicos?

A prevalência do refluxo gastroesofágico, por exemplo, é maior nos pacientes obesos porque eles têm maior pressão intrabdominal. Sem o tratamento adequado, com o passar do tempo, essa pressão contínua pode levar inclusive a um problema mais sério que é a formação de hérnia de hiato. Outra doença também mais prevalente neste grupo é a esofagite erosiva como consequência do refluxo gástrico.

➡️ E quais os cuidados em relação ao aparelho digestivo os pacientes devem ter antes da cirurgia? E os resultados da bariátrica são mesmo positivos?

O diagnóstico dessas doenças é feito pelo exame de endoscopia digestiva. Daí, além de outras informações importantes, é essencial realizar esse exame antes da cirurgia, o paciente estando ou não com sintomas.

E sim, o resultado da bariátrica é comprovado cientificamente. Com a perda de peso após a cirurgia e, portanto, a diminuição da pressão intrabdominal, além de importante adequação dietética, os pacientes tendem a ter uma melhora expressiva do refluxo e da esofagite erosiva.

Para marcar sua consulta e avaliarmos o seu caso, clique no botão. Seja bem-vindo!