A busca pela qualidade de vida é um dos alvos a serem atingidos para quem passou ou está pensando em passar pela cirurgia bariátrica. Poder se locomover com mais agilidade, conseguir manter uma alimentação mais saudável e nutritiva e, obviamente, ter a saúde restabelecida são outras conquistas diárias para o paciente bariátrico.

No combo da qualidade de vida proporcionada pela cirurgia bariátrica estão a realização pessoal, satisfação com o próprio corpo, redução do peso em excesso, aumento da autoestima e dos cuidados para melhoria da saúde e bem estar.

Já está mais do que claro: a obesidade é uma doença séria que precisa ser combatida. E a bariátrica é um dos tratamentos da obesidade que ajudam na perda de peso e, consequentemente, na melhoria da saúde do paciente que precisa emagrecer.

Melhora da qualidade de vida no cotidiano

Um estudo com 201 pacientes que fizeram a cirurgia há mais de cinco anos foi feito em 2017, em diferentes regiões do Brasil. 95% dos entrevistados disseram estar satisfeitos e 98% deles fariam de novo a bariátrica, caso fosse necessário.

Essas informações foram divulgadas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. O estudo contou com 65% mulheres e 35% homens. A pesquisa, entre outros aspectos, confirmou que o procedimento traz efeitos psicológicos e sociais muito benéficos para os pacientes: 95% dos entrevistados afirmaram ter uma melhora significativa em sua autoestima.

Além disso, 88% dos participantes do estudo disseram que estão mais vaidosos. Ou seja, a cirurgia bariátrica produz a valorização pessoal e, com isso, a mudança de comportamento quanto à alimentação, aos cuidados de beleza, educação física e saúde mental.

Outras vantagens do pós-operatório da cirurgia bariátrica é que se tem perda significativa de peso nos seis primeiros meses. Depois é preciso seguir as recomendações médicas para que as conquistas sejam mantidas.

Se o desejo da paciente for engravidar, especialistas afirmam que isso pode ocorrer sem riscos. No entanto, ela é liberada normalmente após 15 meses da realização da cirurgia.

Uma pesquisa apresentada em 2019, no Congresso da Associação Americana de Cardiologia, nos Estados Unidos, mostrou que 72,7% dos pacientes que fizeram a cirurgia bariátrica diminuíram em pelo menos 30% o uso de medicamentos utilizados antes da cirurgia.

Essas são algumas demonstrações de que a qualidade de vida do paciente bariátrico salta para melhor. E a equipe da Clínica Ivan Resende pode te conduzir ao procedimento de forma esclarecedora. Fale com a gente.

Quando a cirurgia bariátrica é indicada

Em 2019, o Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes, uma iniciativa do Ministério da Saúde com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e BIREME – Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, publicou instruções para a cirurgia bariátrica.

A cirurgia pode ser indicada para quem tem IMC – Índice de Massa Corporal – maior ou igual a 40 kg/m² ou pacientes com IMC maior ou igual a 35 associado a algumas comorbidades.

Vamos a elas:

– Risco cardiovascular maior que 20% em dez anos;

– Hipertensão arterial difícil de ser controlada;

– Doença cardiovascular;

– Diabetes;

– Síndrome da apneia;

– Apneia do sono;

– Doença degenerativa nas articulações.

Calcule aqui o seu IMC.

Você também pode acessar nosso Guia Completo sobre o IMC clicando aqui.

Há outros casos em que se pode haver indicações para a realização de cirurgia, como, por exemplo, pacientes com diabetes de difícil controle e IMC maior que 30 kg/m². Neste caso específico, a indicação é a realização de cirurgia metabólica.

Além de todas estas condições, precisamos reforçar que os pacientes só têm indicação cirúrgica quando se enquadram em uma das condições anteriores e tenham se submetido a tratamento clínico para obesidade por 2 anos, sem obter sucesso.

E vale a pena reforçar que a cirurgia bariátrica pode ser feita por videolaparoscopia. Exceto aqueles pacientes que fizeram outras cirurgias abdominais anteriormente.

São muitas informações e dúvidas podem surgir nesse processo de compreensão sobre a cirurgia bariátrica. Por isso, se desejar, estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas sobre Cirurgia Bariátrica e seus efeitos na qualidade de vida dos pacientes.

Você pode fazer isso de algumas formas:

– entrar em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp para saber mais

acessar o nosso blog e conferir os conteúdos. Tem muita coisa bacana por lá que pode te ajudar a saber mais sobre a Cirurgia Bariátrica

– seguir nossos perfis no Instagram e no Facebook. Publicamos toda semana conteúdos atualizados sobre a Cirurgia Bariátrica, saúde e qualidade de vida